Agrupamento de Escolas

de Grândola

Início

Jogo com Igualdade sem Violência

AS TURMAS C E D DO 12.º ANO PARTICIPARAM NO JOGO “COM IGUALDADE SEM VIOLÊNCIA” 

MÊS DA JUVENTUDE – MUNICÍPIO DE GRÂNDOLA 

Dia 16 de março de 2022, as turmas do 12ºC e do 12ºD dirigiram-se ao Complexo Desportivo Municipal José Afonso para uma atividade, no âmbito dos projetos a desenvolver pelos alunos, cujas temáticas se prendem com a questão da igualdade e identidade de género. Esta atividade foi realizada com o apoio do Município de Grândola e a Associação “Intervir sem preconceito”, enquadrada no mês da Juventude. 

A atividade ocorreu no dia 16 de março, entre as 14h:25H e as 16h:05H e consistia num jogo de tabuleiro.  

O jogo iniciava-se com o lançamento de dois dados, o primeiro deles, para a escolha do tema, que poderia ser “violência no namoro” ou “igualdade de género”, já o segundo indicava a ação que devia ser executada pelo jogador, entre elas a “mimica”, a “leitura labial”, a “verdade ou mito”, as “perguntas de escolha múltipla”, entre outras.  

De seguida o jogador selecionado pela equipa deveria executar a ação indicada na carta, pré-selecionada pelos dados, com o intuito da restante equipa acertar no que era solicitado. No caso da equipa acertar, recebia uma carta denominada “direito”, onde estavam inscritos vários direitos fundamentais de todo o ser humano, de acordo com os temas.  

No final de cada jogada as responsáveis da atividade, representantes da associação Intervir sem Preconceito, indicavam alguns dados e/ou factos sobre a carta decifrada pela equipa, conduzindo assim, os intervenientes a uma reflexão sobre o assunto.  

A participação nesta atividade foi proposta aos alunos da turma de Sociologia, constituída por alguns alunos do 12ºC e do 12ºD, pela professora Isabel Gomes, sendo que os temas se enquadravam num dos projetos que a turma terá de realizar no âmbito dos projetos de educação sexual. Como os restantes alunos da do 12.º C têm, no mesmo horário, Economia, a professora Isabel apresentou a atividade à professora Helena Rocha que a considerou interessante e assim acompanhou os alunos na participação na atividade.  

No final respondeu-se a um questionário com o intuito de avaliar a atividade. De um modo geral, os alunos mostraram-se envolvidos e participativos, o que indicia que a atividade cumpriu os seus objetivos.    

Ana Júlia Gomes Nº01 12ºD 

 

Está em... Início Noticias Jogo com Igualdade sem Violência