Chá com letras

O dia 22 de maio de 2024 foi testemunha de mais um Chá com Letras, na Escola Secundária António Inácio da Cruz do Agrupamento de Escolas de Grândola. Este evento, subordinado ao tema Multiculturalidade, foi organizado pelo Centro Qualifica, em articulação com as Bibliotecas Escolares e com o Departamento Curricular de Línguas (DCL), tendo em conta a realização da Semana das Línguas, de 20 a 24 de maio.

Na presença da diretora, da coordenadora e das técnicas de orientação do Centro Qualifica, da representante do DCL, da professora bibliotecária, de professores, assistentes operacionais, alunos e famílias, foram dadas as boas-vindas em diversas línguas por alunos de várias nacionalidades.

De seguida, foi feita uma apresentação sobre o Nepal por alunos dos 6º e 8º anos, e uma dramatização em português, espanhol e inglês, por alunos do 11º ano. Alunos do 9º ano leram uma fábula de La Fontaine, O Corvo e a Raposa, conjuntamente com o professor do clube de Francês.

O primeiro momento musical foi protagonizado por elementos da banda da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, dirigida por João Correia.

África e as tradições do Senegal estiveram presentes nas partilhas pela voz de uma aluna do 10º ano.

O Brasil também marcou presença pela voz de alunas do 12º ano, com a partilha da receita dos brigadeiros e a música de Tom Jobim, Garota de Ipanema.

A Índia fez-se representar por dois alunos do 9º e 11º anos, que leram um poema na língua materna e a sua tradução.

Nesta altura, aconteceu o segundo momento musical animado pela acordeonista Adélia Botelho, que abriu espaço até para uns pezinhos de dança!

A turma de Português Língua de Acolhimento apresentou uma roda de conversa em volta de pratos e receitas típicas de vários países, que muito contribuiu para abrir o apetite para o bufete final.

Algumas formandas do Centro Qualifica leram, juntamente com a formadora, o conto As cores da cidade cinzenta, incentivador do respeito pela diversidade cultural.

De seguida, os participantes foram convidados a construir uma nuvem de palavras sobre o encontro, através da ferramenta digital “Mentimeter”.

No final foi feito um convite para visitar a exposição de fotografia A riqueza do nosso património, resultante dos contributos de professores e alunos.

Como não há Chá com Letras sem chá, desta vez as tisanas foram acompanhadas por um verdadeiro banquete, gentilmente organizado pelos participantes, espelhando o carácter multicultural desta comunidade educativa.

Dia Internacional dos Museus

Literacia financeira

No âmbito da atividade "Literacia Financeira - Eu sei!", decorreram sessões formativas nas bibliotecas da EBDJL e ESAIC.

Guilherme Braz, finalista da Licenciatura em Gestão e Administração de Empresas, dinamizou as sessões direcionadas às turmas de sexto ano.

No que se refere às turmas de nono ano, as sessões foram dinamizadas pelos nossos alunos Afonso Luís, João Francisco, Inês Correia, Mara Pereira e Ricardo Costa, da turma do 12ºA - Economia, orientados pela docente Maria Helena Fonseca Rocha.

Esta atividade resulta da articulação entre a biblioteca escolar, a componente de Cidadania e Desenvolvimento e os conteúdos curriculares da disciplina de Economia.

Semana da Leitura 2024

Celebrámos em grande a Semana da Leitura com a primeira edição do Concurso Municipal de Leitura. Foram apurados 20 de entre os 118 alunos que realizaram a primeira fase (prova escrita). Parabéns a todos os alunos que participaram nesta fase.

Parabéns a todos os alunos selecionados para a segunda fase. Parabéns aos vencedores. O prazer de ler é o verdadeiro prémio.

No dia 21 de março, no final de uma tarde primaveril, decorreu também a entrega de prémios do Concurso de Poesia das Bibliotecas Escolares de Grândola. Foi no espaço da Biblioteca Municipal que ouvimos os doze poemas escritos pelos alunos do Agrupamento, sobre o tema "Liberdade", selecionados entre mais de uma centena de textos poéticos que chegaram até nós, graças também ao apoio e incentivo de professores e familiares.

Está em... Início Biblioteca