Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

A 23 de abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.
Celebremos!!!

«Quanto a mim, muito me agrada a ideia de tratar o hábito da leitura de livros como um dever moral e fraterno, face ao próximo».

Olga Tokarczuk, Viagens

«Há livros pelos quais deslizamos ao de leve, esquecendo-nos das páginas, à medida que as vamos passando; há outros que lemos com reverência, sem nos atrevermos a concordar com eles ou a discordar deles; outros, ainda, que, porque os amámos tanto e durante tanto tempo, somos capazes de recitar palavra a palavra, dado que os sabemos de cor – sabemo - los com o coração.»

Alberto Manguel, Um Diário de Leituras

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor assinala-se, anualmente, a 23 de abril. Este dia foi proclamado na 28.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1995.

O propósito deste dia é encorajar a leitura e promover a proteção dos direitos de autor. Destaca-se ainda a importância dos livros enquanto elemento basilar da educação e do progresso de uma sociedade

Esta data foi escolhida com base na lenda de São Jorge e o Dragão, adaptada para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Sant Jordi) e recebem, em troca, um livro, testemunho das aventuras do heróico cavaleiro. Neste dia é, também, prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare, Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega, falecidos em 1616, exatamente em abril.

A UNESCO designou Estrasburgo a Capital Mundial do Livro em 2024, destacando o facto de aquela cidade francesa usar o livro «como meio para enfrentar os desafios da coesão social e das alterações climáticas».

As cidades designadas como Capital Mundial do Livro da UNESCO comprometem-se a promover o livro e a leitura para todas as idades e grupos, dentro e fora das fronteiras nacionais, e a organizar um programa de atividades para o ano.

A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), em 2024, assinalam os 500 anos do nascimento de Camões, através de um cartaz comemorativo do Dia Mundial do Livro 2024.

Luís de Camões foi uma figura singular no universo das letras portuguesas e um dos poetas mais proeminentes da literatura mundial. Esta comemoração não reverencia apenas o legado literário do poeta, mas também pretende destacar a vastidão do seu conhecimento e a influência duradoura que exerce sobre as culturas de língua portuguesa em todo o mundo.

in eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-mundial-do-livro-e-dos-direitos-de-autor

60 anos da ESAIC

Visite a Exposição sobre os 60 anos da ESAIC, organizada pela Equipa da Biblioteca Escolar da ESAIC, com o apoio da Associação Antigos Alunos ESAIC - Grândola, patente na Biblioteca Escolar da ESAIC até ao dia 15 de abril de 2024.

FATA

No âmbito da disciplina de Educação Visual do 3º ciclo, os alunos do 9º ano das turmas C, D, E e F da Escola Secundária António Inácio da Cruz – Grândola, realizam uma exposição intitulada de FATA. É uma viagem ao imaginário dos alunos.
A Unidade de trabalho tem por objetivo a consolidação do conceito surrealista através da construção de uma ilustração com técnicas mistas.
Tendo como ponto de partida a obra de Pablo Picasso “Guernica” de 1937 e a pintura de Salvador Dali “Elefantes” de 1948, os alunos de forma livre escolhem um fragmento, sendo este o mote para o desenvolvimento da Unidade de trabalho.
Como metodologia de trabalho os alunos desenvolvem o processo criativo através da construção de esboços, exploração de técnicas, procurando a que melhor ilustra as suas ideias. Numa 3º fase elaboram a ilustração final.
Os trabalhos foram orientados pelo docente da disciplina de Educação Visual, o Prof. Joaquim Correia.

Palestra - "A importância do ordenamento do território"

No passado dia treze de março, recebemos na ESAIC Miguel Feio, vereador da Câmara do Seixal e professor de História e Geografia, para uma palestra aos alunos de Geografia A, dos 10º anos, sobre a importância do ordenamento do território.

Não foi apenas uma palestra sobre conceitos e tipos de planos de ordenamento , foi também um exercício de cidadania. Dois grupos de alunos foram convidados a simular uma candidatura ao município de Grândola, tendo que selecionar os principais problemas do concelho e propor soluções. Abordaram-se problemas como as condições físicas da escola, a oferta de transportes públicos, o custo da habitação ou a falta de mão de obra qualificada. Apresentadas as propostas de cada lista, procedeu-se a uma discussão acalorada e fez-se a eleição . Assim se constrói a democracia!

O grupo de Geografia e o Clube Ciência Viva salientam que esta atividade, orientada pelo vereador Miguel Feio, permitiu aos nossos alunos terem consciência da importância da cooperação e do diálogo na resolução dos problemas de um território.

pal_3mar_1
pal_3mar_2