Agrupamento de Escolas

de Grândola

Nota de pesar

FATA

No âmbito da disciplina de Educação Visual do 3º ciclo, os alunos do 9º ano das turmas C, D, E e F da Escola Secundária António Inácio da Cruz – Grândola, realizam uma exposição intitulada de FATA. É uma viagem ao imaginário dos alunos.
A Unidade de trabalho tem por objetivo a consolidação do conceito surrealista através da construção de uma ilustração com técnicas mistas. 
Tendo como ponto de partida a obra de Pablo Picasso “Guernica” de 1937 e a pintura de Salvador Dali “Elefantes” de 1948, os alunos de forma livre escolhem um fragmento, sendo este o mote para o desenvolvimento da Unidade de trabalho. 
Como metodologia de trabalho os alunos desenvolvem o processo criativo através da construção de esboços, exploração de técnicas, procurando a que melhor ilustra as suas ideias. Numa 3º fase elaboram a ilustração final. 
Os trabalhos foram orientados pelo docente da disciplina de Educação Visual, o Prof. Joaquim Correia.

Exposição - “AUTOR (es)"

No âmbito da disciplina de Educação Visual do 3º ciclo, os alunos do 8º ano das turmas C, D, E e F da Escola Básica 2 3 Ciclos D. Jorge de Lencastre – Grândola realizam uma exposição intitulada de “AUTOR (es)".
A Unidade de trabalho teve por objetivo dar a conhecer aos alunos movimentos artísticos distintos, bem como expressões e interpretações nas várias correntes artísticas.
Tendo como ponto de partida três obras diferentes dos autores Gustav Klimt, Jean Basquiat e Pablo Picasso, os alunos tinham que interpretar as pinturas e reinterpretar uma nova obra da sua autoria.
Através do recorte e de colagens, foram criadas novas composições visuais com elementos das 3 pinturas, originando assim, uma nova obra de arte através do olhar e plasticidade de cada aluno.
Os trabalhos foram orientados pelo professor Joaquim Correia.

Palestra - "A importância do ordenamento do território"

No passado dia treze de março, recebemos na ESAIC Miguel Feio, vereador da Câmara do Seixal e professor de História e Geografia, para uma palestra aos alunos de Geografia A, dos 10º anos, sobre a importância do ordenamento do território.

Não foi apenas uma palestra sobre conceitos e tipos de planos de ordenamento , foi também um exercício de cidadania. Dois grupos de alunos foram convidados a simular uma candidatura ao município de Grândola, tendo que selecionar os principais problemas do concelho e propor soluções. Abordaram-se problemas como as condições físicas da escola, a oferta de transportes públicos, o custo da habitação ou a falta de mão de obra qualificada. Apresentadas as propostas de cada lista, procedeu-se a uma discussão acalorada e fez-se a eleição . Assim se constrói a democracia!

O grupo de Geografia e o Clube Ciência Viva salientam que esta atividade, orientada pelo vereador Miguel Feio, permitiu aos nossos alunos terem consciência da importância da cooperação e do diálogo na resolução dos problemas de um território.

pal_3mar_1
pal_3mar_2
pal_3mar_3
1/3 
start stop bwd fwd

Geometria Descritiva dinâmica: o quadro interativo

Com a introdução dos quadros Smart nas escolas, as aulas de Geometria Descritiva ganharam uma nova dinâmica. O processo de aprendizagem é enriquecido. 

Os alunos passam a dispor de uma ferramenta inovadora, munida de uma série de recursos, direcionados para melhoria das aprendizagens.

O uso de ferramentas digitais oferece uma abordagem inovadora para o ensino, promovendo maior compreensão e envolvimento dos alunos.