Encontro Nacional de Educação Permanente 29 e 30 de abril 2016

A equipa do Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional do Agrupamento de Escolas de Grândola participou, nos dias 29 e 30 de abril, em Lisboa, no Encontro Nacional de Educação Permanente: Saber para transformar, promovido pela Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente (APCEP), em parceria com outras instituições, das quais se destacou a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP, IP). Neste evento, que reuniu Associações, Coletividades, Escolas, Entidades Formadoras, Municípios, Instituições de Ensino Superior, o poder político, entre muitas outras organizações da sociedade civil, pretendeu-se:
«…analisar e aprofundar o conceito de Educação Permanente, definido e promovido pela Unesco desde os anos 70, sensibilizar a opinião pública para a extrema importância, num país como Portugal, da promoção do Saber para todos e nos vários tempos e espaços da vida e, ainda, dar visibilidade e colocar em rede situações diversificadas de aprendizagem formal, não formal ou informal, que contribuam efectivamente, em diferentes territórios e organizações, para o pleno desenvolvimento pessoal, para a promoção e produção do conhecimento, para a capacitação para o trabalho e para o reforço da cidadania, entre outros.»

Programa do Encontro Nacional de Educação Permanente

O Encontro, que se realizou no Pavilhão do Conhecimento, teve início no Auditório Mariano Gago com uma homenagem a José Mariano Gago, professor universitário, cientista e político português falecido em 17-04-2015, que deixou um extraordinário legado no campo do desenvolvimento do conhecimento, da ciência e tecnologia e da cultura científica na sociedade portuguesa. Durante dois dias, os presentes puderam participar em diversas sessões em plenário, workshops, tertúlias, mesas e cartazes, de acordo com diferentes temáticas subordinadas ao tema aglutinador da Educação Permanente. Registaram-se alguns momentos de animação dramática e musical, a cargo do Grupo de Cordas e do Coro Misto da Escola de Educação Sénior de Coimbra.

Este acontecimento representou uma excelente oportunidade para a aquisição de novos conhecimentos, para além da partilha de informações entre os intervenientes, na opinião dos elementos do CQEP que nele participaram.

Está em... Início Noticias Encontro Nacional de Educação Permanente 29 e 30 de abril 2016