Visita de estudo ao Alqueva e Monsaraz

No dia 16 de Abril de 2015, as turmas do 10º e 11º ano de Humanidades da ESAIC, realizaram uma visita de estudo à Barragem do Alqueva e a Monsaraz, dinamizadas pelas professoras Helena Santos e Isabel Duarte de Geografia A, pelo professor Mário Sanches de História A e pela professora Paula Rodrigues de Literatura Portuguesa. Esta visita foi realizada com o objetivo de motivar os alunos a aprender mais, e de uma maneira diferente, os conteúdos do Programa Escolar. Desta maneira, foi incentivado o gosto pela História, Geografia e Literatura e sensibilizou-se para a necessidade de valorização dos recursos endógenos.

Barragem do Alqueva: situa-se na bacia hidrográfica do rio Guadiana, no Alentejo interior, e é a sétima maior barragem portuguesa, mas a sua construção permitiu a criação do maior reservatório artificial de água da Europa. Esta barragem e sua albufeira servem de meio de produção de energia hidroelétrica, reservatório de água para abastecimento à população e rega dos campos agrícolas. Além destas funções, a albufeira tem permitido desenvolver o turismo desta região e assim criar riqueza e emprego.

Monsaraz: vila medieval que pertence ao concelho de Reguengos de Monsaraz, foi conquistada aos mouros em 1167 e o seu castelo serviu durante séculos como vigia da fronteira com Castela. Atualmente esta vila tem cerca de 70 habitantes, dos quais apenas três são crianças.

Leonor Alcaçarenho, aluna nº7 do 11º C

Está em... Início Noticias Visita de estudo ao Alqueva e Monsaraz