Chá com letras

O dia 16 de novembro de 2022 assinalou os 100 anos de nascimento de José Saramago e, também, o primeiro Chá com Letras do ano letivo de 2022-2023, organizado pelo Centro Qualifica em articulação com as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Grândola.

Este encontro de leitores, subordinado ao tema Viagem ao Universo de Saramago, que aconteceu pelas 19 horas, na Biblioteca da Escola Secundária António Inácio da Cruz, contou com a presença da Diretora do agrupamento, da coordenadora e das técnicas de orientação do Centro Qualifica, de professores, alunos e pais.

Dadas as boas-vindas, na sequência de uma breve apresentação biográfica do escritor José Saramago uma das professoras presentes leu alguns excertos do livro As pequenas Memórias, explicando a origem do apelido «Saramago».

De seguida, a professora bibliotecária mostrou algumas imagens representativas do significado da ilha de Lanzarote na vida do escritor e um pequeno excerto do filme “José e Pilar”, seguido da leitura de uma das entradas de “Cadernos de Lanzarote”.

A escrita do Nobel português da Literatura foi rainha nesta ocasião comemorativa, os alunos do 2.º ciclo leram um texto original, elaborado a partir das leituras realizadas e um excerto da obra Jerónimo e Josefa, de José Saramago; um dos alunos do Clube de Leitura leu excertos da obra A Maior Flor do Mundo, e um grupo de alunas do ensino secundário, com a respetiva professora de Português, leu excertos da obra As Pequenas Memórias de Saramago e do discurso lido na sessão solene da atribuição do Prémio Nobel de 1998, obra e discurso que referem a importância dos avós do escritor na sua juventude. No âmbito deste tema, foi lida, de seguida, a crónica de 1968 Carta para Josefa, minha avó.

A antecipar o Natal, foi lido Um Conto de Natal, História de um muro branco e de uma neve preta, igualmente do escritor.

Para terminar de forma brilhante e melodiosa, os participantes puderam assistir à atuação de um grupo de músicos da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, que gentilmente se disponibilizaram para fechar a sessão com um medley a evocar a importância da música na obra de Saramago.

Após as Letras, houve lugar ao Chá que dá nome a estes encontros, acompanhado de um exemplo da doçaria portuguesa, designados por “Esses”, em homenagem a um dos nomes maiores da nossa Literatura.