O teu mal é sono

Workshop - YOGA

Chá com letras

Antecipando o Dia Internacional dos Direitos Humanos, que se comemora a 10 de dezembro, o mote para o Chá com Letras, organizado pelo centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Grândola em articulação com as Bibliotecas Escolares, foi: Direitos Humanos - Prosa & Poesia.

Este evento aconteceu no dia 28 de novembro e contou com a presença e participação dos formandos do curso de Educação e Formação de Adultos e do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), formadores, técnicas de orientação, professora Bibliotecária e coordenadora do Centro Qualifica.

Para apresentação do tema, foi visualizado um documentário da Organização Não Governamental  Unidos pelos Direitos Humanos, intitulado A História dos Direitos Humanos.

Na sequência da apresentação, a turma EFA leu vários textos, poéticos e narrativos, que evidenciaram o seu empenho e compreensão da importância desta temática na vida humana.

Natália Correia foi a autora escolhida para dar continuidade à sessão, com a leitura de um poema e parte de uma entrevista, em que revela a sua apreensão para com os atropelos à vida humana.

A Filosofia foi a “convidada” seguinte, pela voz de dois filósofos, Thimoty Morton e Michell Serre, que, em síntese, advogam, respetivamente, que os direitos humanos nascem da propriedade, a propriedade nasce com a agricultura e a agricultura define-se como primeiro ato religioso, transferido para a ideia de propriedade. Além disso, os direitos são normativos e a humanidade não é universal, mas concreta, o que impede a sua efetiva funcionalidade.

A terminar esta “tertúlia” literária, a voz de John Lennon fez-se ouvir, com o tema Imagine, ou seja, uma visão afetiva dos direitos humanos, a contrastar (quiçá complementar!) com a visão filosófica de Thimoty Morton e Michell Serre!

Como já é tradição, o Chá marcou presença, juntamente com alguns aperitivos para o jantar, o que, depois de alimentado o espírito, configura, igualmente, um direito humano: saciar a fome!

Ana Baía

Está em... Início CQualifica CQualifica-noticias