Apresentação do livro “Bem-vindos a Esta Noite Branca” de Gonçalo Naves

Livro que levou 1 ano e 3 meses a escrever, “Bem-vindos a Esta Noite Branca” de Gonçalo Naves foi apresentado no anfiteatro da Escola Secundária António Inácio da Cruz no passado dia 6 de maio. Apesar de ter sido prevista a realização de apenas uma apresentação, foi feita mais uma, a pedido dos professores e de alguns alunos.
O autor, de 19 anos, aluno de Direito da Universidade de Lisboa, falou, não só, sobre o livro e fases da sua escrita, como também de outros assuntos, nomeadamente do processo criativo, do seu ponto de vista em relação a temas como a Literatura Portuguesa da atualidade, do papel desempenhado pelas próprias editoras e ainda referiu a sobrevalorização de conceitos como “sucesso” e até mesmo, “inteligência”.
O jovem respondeu a todas as questões levantadas pelos alunos, tendo acabado por revelar que já se encontrava a escrever o próximo livro (que poderá vir a chamar-se “Teoria Geral da Solidão”), pretendendo um dia seguir este caminho profissionalmente.
Admitiu prontamente a sua admiração por António Lobo Antunes, vencedor do Prémio Camões em 2007, mas não se ficou por aí, falou também de poetas vindos do universo da música, “Dillaz” e “Sam the Kid”.
Com respostas algo turvas, mas ideais bem definidos, criticou o rebaixar da cultura e da qualidade dos livros em detrimento da capacidade comercial dos mesmos, situação recorrente em Portugal.

Mantendo um ambiente informal ao longo da sua apresentação, não fosse também ele um jovem entre tantos outros, mostrou-se disponível para “diálogos” e lançou um desafio aos alunos que já teria começado anteriormente:
Escrever um texto sobre um tema criativo e singular que “espante” o autor e enviar para o seu mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
De todos os que lhe forem enviados, atribuirá aos 5 textos que mais o cativarem um exemplar do seu livro.
Fica aqui o desafio!

Leonor Alcaçarenho - 12.º ano

Está em... Início Biblioteca Recursos Apresentação do livro “Bem-vindos a Esta Noite Branca” de Gonçalo Naves