Agrupamento de Escolas

de Grândola

Vamos ler contigo

"Vamos ler contigo" é um projeto da Biblioteca Escolar, em articulação com a equipa educativa de 2º ano da Escola Básica de Grândola, no âmbito da disciplina de Português, em parceria com a "Casa 4 Patas" da Câmara Municipal de Grândola e com o apoio da Veterinária da autarquia. 

Este projeto visa sensibilizar os alunos para os cuidados a ter com os animais de estimação, através de atividades de leitura, promovendo a responsabilidade cívica e o respeito pelos animais. 

Em Outubro de 2022 demos o mote para o projeto, solicitando aos alunos a criação de cartazes sob o tema "O dia Mundial do Animal". Os mesmos foram espalhados pelos três edifícios da escola. 

A primeira sessão decorreu na Biblioteca Escolar, com a leitura do livro "O gato que não tinha amigos", de Irene Verdú e ilustração de Verónica Aranda, relacionado com o tema do projeto. 

Na segunda sessão recebemos a visita da Dr.ª Érica Rebelo (Veterinária da Câmara Municipal de Grândola) e da Sara Carvalho (Técnica superior de Animação Sócio Cultural) que nos explicaram os cuidados a ter com os nossos animais: o tipo de alimentação, a importância da higiene, da vacinação e da colocação de chip e outros assuntos, não menos importantes. 

Também tivemos o privilégio de conhecer de perto Marsha, o cão pastor belga malinois, pertencente à Doutora Érica, que nos mostrou os seus truques de cão bem treinado. 

Os alunos leram uns poemas ao Marsha  e no final das sessões todos lhe quiseram fazer festas, o que o deixou super contente. 

O projeto irá continuar no 3º período com novas atividades! 

Está em... Início Biblioteca Recursos Vamos ler contigo