As Vozes que Ficam

A Biblioteca Escolar da ESAIC, em articulação com a componente de Cidadania e Desenvolvimento, celebrou o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto - 27 de janeiro - convidando as turmas do 9.º ano de escolaridade e do 12.º ano de Línguas e Humanidades a participar na atividade “As Vozes que Ficam”.
A atividade, que visou a promoção da consciência cívica e da memória histórica, materializou-se no visionamento e exploração do vídeo “Museu do Holocausto do Porto”, na construção de uma nuvem de palavras relacionadas com o tema, no visionamento de um vídeo realizado por alunas do “Clube Passo a Palavra”, com leituras de excertos de três livros diarísticos sobre o Holocausto (Diário de Anne Frank; Clara a Menina que Sobreviveu ao Holocausto e O Rapaz do Caixote de Madeira).
Aos alunos, após debate e reflexão, foi pedido o seguinte exercício de escrita criativa: escreverem numa página de um diário, tal como os autores dos livros referidos anteriormente, experiências vividas durante o Holocausto, utilizando cinco palavras da nuvem de palavras construída pela turma.
vozes1
vozes2
vozes3
vozes4
vozes5
start stop bwd fwd
Para além desta atividade, a Biblioteca Escolar da ESAIC promoveu uma exposição/divulgação de alguns recursos alusivos a esta temática.
Partilhamos também convosco o vídeo realizado pelo Clube Passo a Palavra, da ESAIC.
Está em... Início Biblioteca Recursos As Vozes que Ficam