Agrupamento de Escolas

de Grândola

Chá com letras

Foi no dia 24 de fevereiro, pelas 20,30 horas, que pensamentos voaram livres no Chá com Letras dedicado ao Dia do Pensamento, organizado pelo Centro Qualifica com a colaboração da equipa das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Grândola.

De forma virtual, através da plataforma zoom, este foi o terceiro encontro que contou com a presença da Presidente da Comissão Administrativa Provisória (CAP), da Coordenadora e das Técnicas de Orientação do Centro Qualifica, de professores, de formandos e de alunos do agrupamento.

A introduzir o tema, a Coordenadora do Centro Qualifica, Leonor Gonçalves, apresentou a história do Dia do Pensamento, associado aos valores de Amizade, Fraternidade e Paz.

De seguida, o professor José Freitas apresentou uma visão filosófica do pensamento, nomeadamente através das ideias de Descartes, Faucault e Derrida.

A professora Libânia leu o texto Suprema Filosofia do Mundo que foi, de seguida, comentado pelo aluno David Ambrósio, do 11.º C.

O valor do trabalho foi o tema da apresentação da formanda Ana Luísa Assis, enquanto a formanda Inês Alvim leu um poema de sua autoria e fez um apelo ao espírito de tertúlia e partilha de poesia.

Os alunos Madalena Mendes, Rafael Cardim e Patrícia Espada, do 6.º F, leram poemas/textos de sua autoria.

O pensamento, figura central deste encontro, foi personificado pela professora Esperança Calado, e, de seguida, a professora e Presidente da CAP, Maria Ângela Filipe, leu um texto sobre os direitos do leitor.

A professora Ana Baía apresentou um poeta pouco divulgado, Ângelo de Lima, e leu o soneto «Pára-me de Repente o Pensamento». Já a professora Isabel Gomes dissertou acerca do provérbio «a pensar morreu um burro», sublinhando a importância dos provérbios para o conhecimento da cultura de um povo.

Finalmente, a Técnica de Orientação Patrícia Inocêncio apresentou uma sequência de imagens do mundo com a mensagem: “Em que mundo desejam viver?” e a Técnica Fátima Brinca concedeu-nos o prazer de ouvir a canção Lote B, de António Zambujo.

  

Foi, portanto, um serão rico, diversificado e revelador de que, mesmo em confinamento, as ideias, a criatividade e a cultura podem fazer jus a um dia dedicado ao Pensamento.

 

Está em... Início Biblioteca Recursos Chá com letras