Contaminação de vegetais e frutas por parasitas
- Detalhes
- Escrito por webmaster
- Visitas: 143
Contaminação de vegetais e frutas por parasitas intestinais em Portugal
No dia 17 de março de 2025, a cientista Isabel Maurício, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, dinamizou uma sessão de informação no âmbito do Projeto Jovens Cientistas para a Cidadania e Saúde destinada a todos os alunos do 9º ano da Escola Secundária Inácio da Cruz. Nesta sessão o Instituto propôs a participação, voluntária, dos alunos 9° anos e alguns 11° anos para realizar um estudo piloto, para verificar a contaminação de vegetais e frutas por parasitas intestinais. As participações foram anónimas .
Produtos agrícolas frescos podem estar contaminados com parasitas, ou ovos de parasitas que constituem um risco para a saúde humana, assim como bactérias comuns nas fezes. O objetivo deste estudo é avaliar a contaminação com parasitas e enterobactérias de vegetais e frutos para consumo em cru, em Portugal.
Os frascos ou sacos para amostragem contêm água destilada, que não apresenta riscos para a saúde, logo os produtos puderam ser consumidos com segurança.
As amostras foram depositadas sob a forma de DNA dos parasitas no BioTropical Resources (Biobanco & Centro de Recursos Biológicos) do IHMT, podendo ser disponibilizadas para outros estudos.
Os resultados do estudo vão ser enviados por email aos participantes e mais tarde vão ser publicados.
Responsável pelo estudo: Isabel Maurício
Outros investigadores: Francisco Vieira (licenciado), Manuela Calado (Profª Auxiliar)
Camila Cardoso
Aluna do 9º F