Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
- Detalhes
- Escrito por webmaster
- Visitas: 125
Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
- Detalhes
- Escrito por webmaster
- Visitas: 112
Chá com letras
- Detalhes
- Escrito por webmaster
- Visitas: 235
O dia 22 de maio de 2024 foi testemunha de mais um Chá com Letras, na Escola Secundária António Inácio da Cruz do Agrupamento de Escolas de Grândola. Este evento, subordinado ao tema Multiculturalidade, foi organizado pelo Centro Qualifica, em articulação com as Bibliotecas Escolares e com o Departamento Curricular de Línguas (DCL), tendo em conta a realização da Semana das Línguas, de 20 a 24 de maio.
Na presença da diretora, da coordenadora e das técnicas de orientação do Centro Qualifica, da representante do DCL, da professora bibliotecária, de professores, assistentes operacionais, alunos e famílias, foram dadas as boas-vindas em diversas línguas por alunos de várias nacionalidades.
De seguida, foi feita uma apresentação sobre o Nepal por alunos dos 6º e 8º anos, e uma dramatização em português, espanhol e inglês, por alunos do 11º ano. Alunos do 9º ano leram uma fábula de La Fontaine, O Corvo e a Raposa, conjuntamente com o professor do clube de Francês.
O primeiro momento musical foi protagonizado por elementos da banda da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, dirigida por João Correia.
África e as tradições do Senegal estiveram presentes nas partilhas pela voz de uma aluna do 10º ano.
O Brasil também marcou presença pela voz de alunas do 12º ano, com a partilha da receita dos brigadeiros e a música de Tom Jobim, Garota de Ipanema.
A Índia fez-se representar por dois alunos do 9º e 11º anos, que leram um poema na língua materna e a sua tradução.
Nesta altura, aconteceu o segundo momento musical animado pela acordeonista Adélia Botelho, que abriu espaço até para uns pezinhos de dança!
A turma de Português Língua de Acolhimento apresentou uma roda de conversa em volta de pratos e receitas típicas de vários países, que muito contribuiu para abrir o apetite para o bufete final.
Algumas formandas do Centro Qualifica leram, juntamente com a formadora, o conto As cores da cidade cinzenta, incentivador do respeito pela diversidade cultural.
De seguida, os participantes foram convidados a construir uma nuvem de palavras sobre o encontro, através da ferramenta digital “Mentimeter”.
No final foi feito um convite para visitar a exposição de fotografia A riqueza do nosso património, resultante dos contributos de professores e alunos.
Como não há Chá com Letras sem chá, desta vez as tisanas foram acompanhadas por um verdadeiro banquete, gentilmente organizado pelos participantes, espelhando o carácter multicultural desta comunidade educativa.