Agrupamento de Escolas

de Grândola

INFORMAÇÃO - PAUTAS 2.º CICLO

INFORMAÇÃO - PAUTAS 2.º CICLO
 
Encontram-se afixadas, na Escola Básica D. Jorge de Lencastre, as pautas de avaliação dos 5.º e 6.º anos.
 
Informa-se que as decisões relativas à avaliação das aprendizagens no 3.º período escolar, podem ser objeto de pedido de revisão dirigido pelo encarregado de educação à Presidente da Comissão Administrativa Provisória do agrupamento.
 
Os pedidos de revisão são apresentados em requerimento devidamente fundamentado em razões de ordem técnica, pedagógica ou legal, no prazo de três dias úteis a contar do dia seguinte ao da data da afixação das pautas (dias 14, 15 e 16 de julho), acompanhados dos documentos considerados pertinentes.

Igualdade de género

No âmbito das disciplinas de TIC e Cidadania e Desenvolvimento e subordinado aos temas da igualdade de género e educação para a sexualidade, algumas turmas de sexto ano foram desafiadas a criar uma história em que ficasse implícito a inclusão do género no contexto desportivo. Os guiões, atribuídos a cada grupo, previam uma situação de inclusão entre dois cenários: inclusão de uma menina numa equipa de futebol ou de um menino num grupo de ballet. A história deveria incluir uma poção mágica, uma tempestade e um corvo. A história foi, posteriormente, animada com recurso às ferramentas disponíveis na aplicação PowerPoint. Por ter sido uma atividade que teve lugar durante o regime não presencial, no segundo período, os alunos estão de parabéns, não só pelas histórias fantásticas apresentadas mas também pela resiliência e empenho que revelaram, na utilização duma ferramenta que até então lhes era desconhecida. Esta atividade teve, ainda, a colaboração das disciplinas de Português e Ciências Naturais.

 
     
 
     
 
     
 
     
   

Padrão dos descobrimentos

Trabalho realizado pela turma 6ºA em modo de projeto de articulação abordando conteúdos de Educação Visual e História e Geografia de Portugal. Os alunos realizaram uma pesquisa sobre imagens e símbolos que representassem os descobrimentos e elaboraram módulos a simular a antiga técnica de azulejaria portuguesa utilizando técnicas mistas de pintura. O trabalho final culminou num painel de turma que foi exposto na escola D. Jorge Lencastre.

Roteiro do património artístico do 25 de abril em Grândola

Trabalho realizado pela turma 6ºE em modo de projeto de articulação. Os alunos realizaram uma pesquisa sobre as obras de arte que compõem o património artístico sobre o 25 de abril no concelho de Grândola e elaboraram cartazes sobre a pintura ou escultura selecionada utilizando técnicas mistas. O trabalho final culminou numa apresentação em PowerPoint onde se podem visualizar os trabalhos dos alunos e as localizações geográficas das obras.

Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

No âmbito do projeto "em Raiz'Artes", promovido pela Câmara Municipal,  as turmas D; E; F e G do 8º Ano, aceitaram o desafio de trabalhar o tema Educação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Aliando a banda desenhada às palavras, numa articulação entre as disciplinas de Cedartes e Português,  os alunos refletiram sobre o tema e chamaram à atenção para a importância de reciclar e de alterar atitudes para ajudar a salvar o Planeta.
Todos queremos um mundo melhor! Vamos fazê-lo por nós e pelos outros!