Plano de Melhoria
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Denúncia
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Como apresentar uma denúncia?
Para submeter uma denúncia, utilize o formulário disponível neste canal, clicando mais abaixo em “Continuar”. As informações que devem ser incluídas na denúncia são as seguintes:
- Uma descrição clara, objetiva e detalhada dos factos denunciados;
- Indicação do local e da data da ocorrência;
- Identificação das pessoas envolvidas (se aplicável);
- Qualquer elemento de prova disponível ou indicação de onde os mesmos podem ser obtidos.
Confidencialidade e Proteção do Denunciante
O Agrupamento de Escolas de Grândola garante:
- A confidencialidade da identidade do denunciante, salvo obrigação legal ou decisão judicial em contrário;
- A proteção contra quaisquer represálias, nos termos previstos pela Lei n.º 93/2021;
- A segurança e a integridade dos dados fornecidos no âmbito da denúncia.
Tratamento da Denúncia
As denúncias serão analisadas pela equipa designada para este efeito, que poderá:
- Arquivar a denúncia, caso se conclua pela inexistência de infração;
- Encaminhar a denúncia para os serviços internos competentes;
- Encaminhar a denúncia para as autoridades administrativas ou judiciais competentes.
Festa de NATAL do Centro Escolar de Melides
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A Festa de Natal do Centro Escolar de Melides foi realizada no dia 19 de dezembro, como já é tradição, na Casa do Povo de Melides, com a participação ativa da comunidade local.
Queremos expressar os nossos sinceros agradecimentos à Casa do Povo, à Câmara Municipal, à Junta de Freguesia, à Costa Terra, à Associação Mil Lides, à Associação Lufada de Ideias, à Associação Ajuda Animal e a Farmácia Litoral pela colaboração neste evento. Este convívio entre alunos, famílias, idosos e a população em geral foi verdadeiramente marcado pela amizade.
Agradecemos de coração cheio a todos os envolvidos.
Com casa cheia, celebramos esta época rodeados de amizade. Os nossos alunos foram presenteados com um teatro intitulado 'Vamos Cuidar da Floresta', oferecido pela Associação Mil Lides, juntamente com presentes da Costa Terra e uma lembrança da Câmara Municipal e da Farmácia Litoral.
Não podemos esquecer e agradecer também a visita ao Zoo de Lagos, um presente de Natal da Junta de Freguesia de Melides.
Expressamos também nossa gratidão aos pais dos alunos, que mais uma vez colaboraram ativamente e apoiaram o estabelecimento do Centro Escolar de Melides.
Em nome de todos os alunos, professores e assistentes, o nosso muito obrigado!
Juntos, certamente proporcionamos um Natal 2023, especial e diferente às nossas crianças.
Canal de Denúncias
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De acordo com o disposto na Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro, que estabelece o Regime Geral de Proteção de Denunciantes de Infrações (RGPDI), e em cumprimento das obrigações legais de prevenção e combate a irregularidades, o Agrupamento de Escolas de Grândola implementou o presente Canal de Denúncias.
O objetivo deste canal é permitir que qualquer pessoa possa reportar, de forma segura e confidencial, infrações ou irregularidades cometidas, que estejam a ser cometidas, ou cuja ocorrência se possa razoavelmente prever, no âmbito das atividades do agrupamento.
Plano de prevenção de riscos de corrupção e infrações conexas
Leituras partilhadas
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Leituras Partilhadas
Momentos com Histórias
No passado dia 29 de setembro, em formato online, aconteceu o momento de partilha de leituras, promovido pelo Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Grândola, no âmbito da iniciativa de Educação e Formação de Adultos, Setembro Mês da Alfabetização e das Literacias (SMAL). Mais uma vez foi um momento que se fez de histórias pensadas e escritas por diversos autores, agora repensadas e contadas pela voz dos participantes.
Esta sessão contou com a presença da coordenadora do Centro Qualifica, das técnicas de Orientação, de formadores e de formandos, para além da coordenadora das Bibliotecas Escolares do Agrupamento.
Com o foco na efeméride dos 100 anos do nascimento de José Saramago, ocorreu a leitura de um excerto do Ensaio sobre a Cegueira, que trata de uma epidemia de cegueira dos brancos e que nos fez refletir sobre a natureza humana, no seu melhor e no seu pior.
Foi partilhado também um excerto do livro, o Papalagui (homem branco) de Karl Erich, Scheurmann, «O Papalagui nunca tem tempo», que nos conduziu à reflexão sobre a modernidade e a insana organização que o Homem faz do seu tempo, não se permitindo ter tempo para ser Feliz. Este livro resulta de uma coletânea de discursos de um chefe aborígene (tuiavi, na língua nativa) da aldeia de Tiavéa, na ilha de Upolu, Samoa Ocidental, a quem foi dada a oportunidade de visitar o continente europeu. Os diversos discursos revelam a visão deste chefe sobre o modo de vida europeu, num período anterior à 1.ª Guerra Mundial e que procurava mostrar como o seu povo, tão feliz, jamais poderia desejar o domínio europeu. Um livro editado em 1920, revelando, no entanto, uma grande atualidade.
Acabar com o racismo, construir a Paz, texto de António Guterres, a propósito da comemoração do «Dia Internacional da Paz», 21 de setembro, foi outro dos momentos de partilha, que lembrou a importância de construir um mundo livre de racismo, onde a compaixão e a empatia superem a desconfiança e o ódio, salientando que a tarefa de construção da Paz é de TODOS.
Ainda sob o tema da guerra e paz foi também partilhada a obra, Contos dos Subúrbios, que através da leitura de um dos seus contos nos ajudou a perceber a inutilidade da guerra. Esta obra é admiravelmente ilustrada pelo seu autor, Paul Hamblin, nome por trás do pseudónimo, Shaun Tan, um artista, ilustrador, escritor e cineasta que venceu diversos prémios internacionais de renome, em todas as áreas a que se dedica.
O Outono, recém-chegado, foi o mote para duas leituras, uma sob a forma de narrativa, As Cores do Outono, “A Pintura de Rosa Ratinha”, dos autores de contos infantis Erwin Moser, Mario der
Bär e Weinheim Basel, em que o vento cria uma obra de arte aleatória e natural, a outra, um poema de Vasco Graça Moura, Setembro, que nos transporta para os rituais agrícolas desta época do ano.
No final, ficou a sensação agradável do sabor inconfundível das palavras a modelar os pensamentos construídos à volta de temas intemporais e universais.