Agrupamento de Escolas

de Grândola

Contaminação de vegetais e frutas por parasitas

Contaminação de vegetais e frutas por parasitas intestinais  em Portugal

No dia 17 de março de 2025, a cientista Isabel Maurício, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, dinamizou uma sessão de informação no âmbito do Projeto Jovens Cientistas para a Cidadania e Saúde destinada a todos os alunos do 9º ano da Escola Secundária Inácio da Cruz. Nesta sessão o Instituto propôs a participação, voluntária, dos alunos 9° anos e alguns 11° anos para realizar um estudo piloto, para verificar a contaminação de vegetais e frutas por parasitas intestinais. As participações foram anónimas .

Produtos agrícolas frescos podem estar contaminados com parasitas, ou ovos de parasitas que constituem um risco para a saúde humana, assim como bactérias comuns nas fezes. O objetivo deste estudo é avaliar a contaminação com parasitas e enterobactérias de vegetais e frutos para consumo em cru, em Portugal.

Os frascos ou sacos para amostragem contêm  água destilada, que não apresenta riscos para a saúde, logo os produtos puderam ser consumidos com segurança.

As amostras foram depositadas sob a forma de DNA dos parasitas no BioTropical Resources (Biobanco & Centro de Recursos Biológicos) do IHMT, podendo ser disponibilizadas para outros estudos.

1primeiroslide
IMG_2268
IMG_2269
IMG_2270
IMG_2271
IMG_2272
IMG_2273
IMG_2274
IMG_2275
IMG_2277
IMG_2279
IMG_2281
IMG_2282
IMG_2283
IMG_2284
IMG_2285
IMG_2286
01/17 
start stop bwd fwd


Os resultados do estudo vão ser enviados por email aos participantes e mais tarde vão ser publicados.

Responsável pelo estudo: Isabel Maurício

Outros investigadores: Francisco Vieira (licenciado), Manuela Calado (Profª Auxiliar)

 

Camila Cardoso

Aluna do 9º F

Dia Mundial da poesia

 

Ação de sensibilização aos Pais e E.E.

CANGURU MATEMÁTICO 2025

CONCURSO -  “CANGURU MATEMÁTICO 2025”

 Alunos do 2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário do Agrupamento

 Dia 26 de março (quarta-feira), às 14:30 horas

 Salas A33 e A34 - EB D. Jorge de Lencastre

- O “Canguru Matemático” é um concurso anual internacional de Matemática, que teve a sua origem na Austrália e que, atualmente, se realiza em Portugal e em mais de 80 países, com mais de 6 milhões de participantes em todo o mundo.

- O concurso consiste numa única prova com questões de escolha múltipla, para a qual os alunos devem ser portadores, apenas de uma caneta/esferográfica.

- Os alunos do 2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundáriodo Agrupamento terão possibilidade de participar neste concurso, sendo integrados, de acordo com o seu nível de escolaridade, numa das seguintes categorias:

- Escolar (5.º e 6.º anos);

- Benjamim (7.º e 8.º anos);

- Cadete (9.º ano);

- Júnior (10.º e 11.º anos);

- Estudante (12.º ano).

 - Os alunos interessados devem inscrever-se junto do respetivo professor de Matemática, até ao dia 24 de março.

 - Serão atribuídos prémios aos melhores classificados a nível do Agrupamento e distribuídos certificados de presença a todos os alunos participantes.

 - Outras informações sobre o concurso são disponibilizadas na página oficial do Canguru Matemático: http://www.mat.uc.pt/canguru

                                                                                                          PARTICIPA!

Ator britânico Stuart McDonald atua para os alunos do Agrupamento de Escolas de Grândola

No final de janeiro, o Agrupamento de Escolas de Grândola recebeu a visita do ator britânico Stuart MacDonald, que apresentou um espetáculo inteiramente em língua inglesa para alunos do 3.º ao 12.º ano.

Foram quatro dias de atuações, cuidadosamente adaptadas a cada faixa etária, permitindo aos estudantes um contacto direto com um falante nativo, proporcionando-lhes uma experiência imersiva e dinâmica no uso do inglês. Entre momentos de humor, interação e aprendizagem, os alunos tiveram a oportunidade de melhorar a sua compreensão oral e ampliar o vocabulário de forma lúdica e envolvente.
1000032652
1000032653
1000032739
1000032740
1000032741
1/5 
start stop bwd fwd
A iniciativa foi muito bem recebida pela comunidade escolar, sendo considerada uma mais-valia para a aprendizagem da língua inglesa. Além de enriquecer o percurso educativo dos alunos, reforçou a importância do contacto com a língua em contextos reais e dinâmicos, para além da sala de aula.