Início
Cápsula das idéias
- Detalhes
- Escrito por webmaster
- Visitas: 138
Prova de orientação desmaterializada
- Detalhes
- Escrito por webmaster
- Visitas: 35
Participa na prova de orientação desmaterializada na tua escola. Entre 20 de janeiro e 7 de fevereiro decorrerá uma prova de orientação na escola destinada a toda a comunidade escolar.
A prova é desmaterializada porque não é necessário qualquer equipamento especial além da aplicação para telemóvel. Decorre nos teus tempos livres, à hora que te apetecer, em qualquer dia da semana.
Consulta as instruções afixadas na escola junto à partida, consulta o regulamento, instala a aplicação e diverte-te!
Concurso de Poesia
- Detalhes
- Escrito por webmaster
- Visitas: 52
Concurso Municipal de Leitura 2025
- Detalhes
- Escrito por webmaster
- Visitas: 52
O NATAL NO NÚCLEO ESCOLAR DO EPPC
- Detalhes
- Escrito por webmaster
- Visitas: 91
No dia 20 de dezembro, no núcleo escolar do Estabelecimento Prisional do Pinheiro da Cruz (EPPC), realizou-se uma tertúlia para comemorar o Natal. Esta atividade contou com a participação de formandos de todas as turmas e dos formadores, da diretora do Estabelecimento Prisional, da sua adjunta, da técnica superior de reeducação responsável pelo setor da educação, um graduado em representação do corpo de guardas e também uma médica em representação dos serviços de saúde do Estabelecimento Prisional (EP).
De modo a assinalar a época festiva do Natal as turmas do EPPC, durante as aulas, construíram decorações diversas, um presépio, uma árvore de Natal e até uma lareira para colocar os cartões de Boas Festas construídos pelos nossos formandos estrangeiros da turma de Português, Língua de Acolhimento (PLA), cumprindo um costume dos formandos anglófonos.
Não esquecemos de que estávamos em formação e assim fizemos reutilização de materiais, sobretudo de caixas de cartão. Ao mesmo tempo fomos conversando sobre o consumismo que é tão evidente nesta quadra e sobre a necessidade consumir com responsabilidade e inteligência.
No Natal, época de amor, de reflexão, de solidariedade e de empatia, em que o importante são as pessoas, realçámos o trabalho de equipa, em que todos - formadores e formandos e até o senhor guarda que nos acompanha em cada dia de formação - tivemos a oportunidade, de mostrar o que sabíamos fazer melhor e de partilhar conhecimentos. Selecionámos, os textos para apresentar. Ensaiámos, mas, mesmo assim tivemos muito receio de falhar. Aprendemos muito e aproximámo-nos ainda mais. Ficou tudo tão bonito. O núcleo escolar estava tão decorado que até parecia rejuvenescido!
Durante a tertúlia, facilmente se criou uma roda de conversa, onde cada um falou das suas experiências natalícias. Recordaram-se os bons momentos que foram marcando as nossas vidas.
Afinal não era necessário receio, correu tudo muito bem, tanto, que até cantámos.
Para terminar, e porque era Natal, o EP ofereceu-nos a todos um bonito pacotinho feito pela Dr.ª Carla Correia, a técnica de reeducação que nos acompanha. Lá dentro estavam uns rebuçados muito docinhos.
Acabou a tertúlia, mas com a certeza de que os nossos corações vieram repletos de felicidade e do verdadeiro espírito de Natal.
Assim é gratificante trabalhar.
Equipa Pedagógica do EPPC