MIBE 2017- Ligando Comunidades e Culturas

No âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) os alunos das turmas do 9.º ano foram convidados a descobrir a Biblioteca da Escola Secundária António Inácio da Cruz, atividade que teve início no dia 23 de outubro, data que o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceu em 2017 como o Dia da Biblioteca Escolar em Portugal.
Dando resposta ao tema “Ligando Comunidades e Culturas”, viajámos da Holanda ao Brasil passando pela Ucrânia através do conhecimento de alguns alunos que nos fizeram descobrir personalidades do seu país de origem como Van Gogh, Matheus Pereira, Andriy Shevchenko e Neymar.
A descoberta dos livros propostos pelo Plano Nacional de Leitura para este ano de escolaridade foi realizada através de uma atividade em que cada aluno escolhia um livro e, abrindo-o ao acaso, transcrevia uma frase que considerasse interessante. Desta tarefa resultou um mural, designado “As escolhas dos alunos”, que nos levará a outras descobertas.
E se ao lado da Biblioteca houver um jardim, nada faltará… Assim, os alunos puderam folhear revistas e jornais disponíveis na Biblioteca, sentados nos muretes ou nas mesas no espaço exterior, à sombra das árvores.
A finalizar, todos tiveram oportunidade de mostrar e celebrar, através das palavras, a importância destes espaços enquanto fonte de enriquecimento pessoal e escolar.

padlet 9 C
padlet9A