11.ª edição do concurso Nacional de Leitura – Final Nacional

No passado dia 7 de julho, a Biblioteca Municipal da Anadia acolheu a final da 11ª edição do Concurso Nacional de Leitura.
A iniciativa que tem como objetivos específicos a promoção da leitura e da escrita junto da população escolar, nos níveis do 3º Ciclo e do Ensino Secundário, recebeu alunos de todo o país, vencedores das fases regionais, que representaram as suas Áreas Metropolitanas e Comunidades Intermunicipais.
De manhã ocorreu uma semifinal, em que foram selecionados 10 finalistas, 5 por cada ciclo de ensino. As provas orais, de tarde, obedeceram a um formato de programa específico da RTP, que foi apresentado por José Carlos Malato e remetem para os conteúdos das obras de leitura obrigatória escolhidas, com três momentos: leitura expressiva, dramatização e discurso argumentativo.
A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral esteve representada, no 3º ciclo, pela aluna do Agrupamento de Escolas de Grândola, Inês Filipa Pereira, do 9.º C, que obteve o 3º lugar na Fase Final do Concurso Nacional de Leitura, tendo sido premiada com duas entradas para um evento cultural à sua escolha.
Para a Inês, esta foi uma experiência única: “Obrigada! Só consigo agradecer a todos aqueles que acreditaram que seria possível e me apoiaram sempre! Neste concurso vivi momentos incríveis, dos quais nunca me vou esquecer. Fui muito feliz nesta grande aventura, porque amo a leitura, e poder partilhar isso com outros jovens é algo que não se consegue explicar, pois podemos aprender muito mais fora das quatro paredes. Este concurso serviu também para provar que quando fazemos as coisas com amor e o melhor que conseguimos tudo corre bem! É uma honra poder levar o nome da terra que me viu nascer mais longe e é ainda mais reconfortante poder regressar com um 3° lugar e o coração cheio!”.
Parabéns Inês! Temos muito orgulho em ti!

start stop bwd fwd

Está em... Início Biblioteca Recursos 11.ª edição do concurso Nacional de Leitura – Final Nacional